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publicado por Alma Verde
19.01.2017
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Alimentação para o surf
A alimentação saudável pode ser uma grande aliada para a melhora da performance no surf.

Alimentação para o surf

A alimentação saudável e o surf

A alimentação saudável pode ser uma grande aliada para a melhora da performance no surf, independente se você for iniciante, amador ou profissional.

Mas muitos surfistas não sabem por onde começar a ter uma alimentação mais adequada, e por isso nós da Alma Verde resolvemos ajudar com algumas dicas importantes:

Beba mais água!

Nosso corpo é constituído em 70% de água, e precisamos repor o que é perdido diariamente através do suor e da urina. A água também é importante para todas as funções vitais, sem ela não somos nada! Ficar horas na água surfando e não se hidratar adequadamente pode levar a desidratação, dor de cabeça, mal estar, náuseas…

Deixe seu prato colorido

Os alimentos coloridos possuem uma gama de vitaminas e minerais importantes para o organismo. De uma maneira geral, os alimentos de uma mesma cor possuem nutrientes parecidos, e por isso é importante variar bastante as cores para obter todos os nutrientes importantes.

Coma mais vegetais crus

Os alimentos crus são considerados alimentos vivos, porque são ricos em nutrientes e enzimas que auxiliam na digestão. Se não precisamos desperdiçar energia no processo digestivo, sobra muito mais energia para surfar.

Consuma fontes de proteína variadas

Ingerir proteínas é essencial para a construção, manutenção e funcionamento dos músculos. Mas atenção, tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. As proteínas podem ser obtidas através de vários tipos de alimentos, tanto de fonte animal (peixes, frango, ovo, carne vermelha, moluscos) quanto de fonte vegetal (cogumelos, amêndoas, brócolis, gergelim, tofu, feijão, grão de bico, ervilha, brotos, aveia, quinoa)

Evite leite de origem animal e seus derivados

Os lácteos de maneira geral devem ser evitados porque são causadores de muitas alergias e intolerâncias, além de serem de difícil digestibilidade. Ao contrário do que a indústria te conta, não precisamos de leite animal para viver (até porque o leite que encontramos hoje dentro de caixinhas na prateleira do mercado é bem diferente daquele de antigamente, retirado diretamente da teta da vaca…). Mas e o cálcio? Você pode encontrar fontes muito melhores como o gergelim, brócolis e as folhas verdes. Uma boa opção é substituir o leite animal por leite vegetal, que você mesmo pode fazer utilizando oleaginosas, coco, aveia, inhame, arroz, entre outros.

Consuma menos glúten

O glúten é a proteína encontrada nos seguintes grãos: trigo, cevada, centeio e malte. Ele é de difícil digestão e isso pode acarretar no comprometimento das paredes do intestino. Seu excesso está relacionado a diversas doenças autoimunes, problemas gastrointestinais, alergias alimentares, problemas de pele, depressão, transtornos mentais, diabetes, obesidade, doenças inflamatórias em geral. 

Comer leve antes de surfar é importante

Quando nos alimentamos com uma refeição pesada e vamos surfar, a probabilidade de nos sentirmos mal dentro do mar é muito grande. Primeiramente porque o principal de gasto de energia do corpo é para a digestão, mas também porque a posição da remada aperta do estômago e dificulta este processo. Consuma preferencialmente frutas, sucos, smoothies e saladas antes do surf.

Recarregar as energias depois do surf é imprescindível

Na volta dos surf sim é importante comer uma refeição completa, para repor a energia gasta e refazer o músculo que trabalhou. Um prato ideal tem que contar com: saladas cruas coloridas, uma fonte de proteína (peixe, carne, frango, ovo ou leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico), uma fonte de carboidrato (batata baroa, batata doce, abóbora, arroz integral, macarrão de arroz) e uma fonte de gordura do bem (abacate, azeite de oliva, óleo de coco, sementes de linhaça ou chia).

Se você quiser saber mais sobre a Alma Verde, quem somos, o que fazemos e o que buscamos, acesse: www.almaverdenutri.com.br

Se quiser mais dicas sobre nutrição consciente e culinária criativa e saudável, segue a gente lá no facebook e instagram @almaverdenutri

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