Visite o site completo
Pacotes de viagem
Siga-nos:
publicado por Maria Dissei
01.11.2017
Me mudei para Bali! E essas foram as minhas primeiras impressões
Maria Dissei compartilhou conosco como foi sua aventura de casar e ir com seu marido morar no paraíso, a ilha de Bali, na Indonésia, ela que nunca tinha morado fora do Brasil.
Me mudei para Bali! E essas foram as minhas primeiras impressões

Caramba, eu casei!

E além de agora ser uma mulher casada, estou partindo de mudança pra um outro mundo tão diferente do meu, já que sempre vivi em São Paulo. Era a minha 1a vez em Bali e a minha 1a vez morando fora do meu país. Alguns diziam que eu era louca e outros que eu era corajosa e que iria ser muito feliz.

casal se beijando na praia em bali na indonésia

De início meu coração apertou. Pensei na família, pensei nos meus cachorros, pensei na comida, pensei “e agora?! Como vai ser o meu dia a dia?”. Mas a adrenalina da aventura de se jogar em outra terra com uma cultura tão diferente era maior do que qualquer medo que eu tinha.

casal se beijando em frente a estatua de templo em bali na indonésia

Eu estava iniciando uma história ao lado do homem que eu amo.

Quando coloquei os pés em Bali, assim que saí do avião, uma energia louca tomou conta de mim. Pra quem um dia puder ter a experiência de vir pra Bali, vai entender bem do que eu estou falando.

mulher sentada no chão ao lado de homem balines na indonésia

Imagine um lugar que todos os dias as pessoas se dedicam a sua religião. Mas de uma forma leve. De uma forma, eu acredito, mágica. Acho que é a palavra que melhor define. Incensos e oferendas por toda parte, pessoas sorrindo e querendo saber de onde você vem e pra onde você vai. Não podemos esquecer que somos estrangeiros na terra deles e despertamos curiosidade. Em dias de cerimônia ouve-se cantos por todos os lados, homens vestidos de branco, mulheres coloridas. Cheio de vida.

mulher sentada no chão ao lado de cachorro e estátua em bali na indonésia

Lugares lindos. Pessoas simples e de coração aberto. Aqui não existe, ou pelo menos não é tão evidente, a desigualdade social. Então imagine um mundo sem inveja. Sem disputas. Sem violência. Eu andava na rua e todos me cumprimentavam. Eu, em poucos dias, estava me sentindo em casa. Aquilo foi me trazendo uma alegria.

mulher sentada no chão olhando para cima em bali na indonésia

Tudo pra mim era uma grande novidade. Aos poucos fui aprendendo a língua local. Me esforcei pra isso, afinal, eu queria poder me comunicar com eles na linguagem deles. E daí foi que descobri que não é tão simples assim. A Indonésia fala o Bahasa Indonesia (que significa Língua Indonésia), mas cada ilha possui seu dialeto. Ou seja, é como se no Brasil todos soubessem falar português, mas no Rio seria o “carioquês”, e completamente diferente do nosso português. Se eles quiserem que você não entenda nada do que eles estão falando, eles falam balinês. Isso me deixou um tanto intrigada, mas pelo menos consegui me virar em diversas situações em que o indonésio não sabia falar o inglês (muitos deles falam).

Bali foi se mostrando cada vez mais interessante quando descobri que se você sentir falta da cidade grande, de boas lojas, bons restaurantes, bons shows, aqui você tem e para todos os gostos. E se você quiser tranquilidade, fugir do crowd, você acha facilmente também. Eu, morando aqui, aos poucos fui descobrindo que Bali tem tudo. Me parecia de início que ia “penar” em achar coisas que precisava. Ledo engano.

Combinei com o Leleco (Leandro Keesse), meu marido, que iríamos voltar todo fim do ano para passar o Natal com a família. Voltamos. Cheguei em São Paulo e eu já não era mais a mesma. A energia de Bali estava em mim, ficou em mim, e não combinava com aquela cidade. Matei a saudades de tudo e de todos. E voltamos novamente. E assim, será até quando Deus permitir. Nossa base na ilha dos Deuses. Nosso coração dividido em dois países, dois mundos.

Um beijo,

Maria Dissei, a @mariaparaffina

 

A Welcome Surf Trips é uma agência de viagens especialista em destinos de surf, como Bali, na Indonésia. Fale conosco e deixe que nós ajudamos a planejar a sua viagem.

Tenho interesse nessa viagem.
Coloque seu e-mail no campo abaixo e nós entraremos em contato.

Compartilhe:
Voltar ao topo
Mais histórias:
Simple Follow Buttons
Simple Share Buttons