Visite o site completo
Pacotes de viagem
Siga-nos:
publicado por Luís "Coruja"
28.02.2018
Opções de ondas para todos os gostos em Lakey Peak, na Indonésia
Localizada na Ilha de Sumbawa, região de Nusa Tenggara, na Indonésia, a praia de Lakey Peak (Hu’u) é uma excelente opção para quem deseja surfar diferentes tipos de ondas em uma mesma praia. Direitas e esquerdas, curtas e tubulares, longas e manobráveis, existem pelo menos cinco picos que podem ser acessados a pé do local onde estiver hospedado.
Opções de ondas para todos os gostos em Lakey Peak, na Indonésia

Desde a primeira vez em que foi explorada por surfistas, em 1981, a região se desenvolveu muito, tudo por conta da qualidade de suas ondas. Hoje em dia o acesso é muito fácil e rápido, o que tornou Lakey Peak um dos destinos mais frequentados da Indonésia.

Quase uma hora de voo desde o aeroporto de Bali e você já estará em Sumbawa, mais precisamente na cidade de Bima. De lá são mais noventa quilômetros por uma estrada lenta e sinuosa até a pequena comunidade conhecida como Lakey Peak, ou Lakeys para os mais íntimos. No caminho é possível ter contato intenso com a cultura local, visto que a estrada passa por diversas pequenas cidades e vilas, onde o comércio e a agricultura se misturam, proporcionando cenas bucólicas e uma inesquecível experiência para quem ali está pela primeira vez. Uma parada estratégica na cidade de Dompu é mais do que bem-vinda, onde é possível comprar refrescos, chip de celular, chocolates e souvenirs também. O trecho todo é feito com carros grandes e motoristas locais e leva pouco mais de duas horas.

Interessante ressaltar que a Indonésia é a nação muçulmana mais populosa do mundo. Sendo assim, para aqueles que nunca conheceram outras ilhas do país, além de Bali, de maioria Hindu, prepare-se, pois será mais uma experiência marcante. Vivenciar e estar pela primeira vez em um local com costumes completamente diferentes dos corriqueiros, desde os hábitos alimentares e vestimentas até os chamados para orações nas mesquitas, entre outros, denota muita intensidade. O que não muda é a bondade e a receptividade das pessoas, que tratam os turistas muito bem e tornam a estadia em Sumbawa ainda mais incrível.

Luis coruja surfando em Nungas

Eu, Luís “Coruja”, surfando em Nungas.

Importante lembrar de colocar na mochila bastante protetor solar de alto fator, de preferência com óxido de zinco em sua composição, pois duram mais tempo na água. Além disso, repelentes de mosquitos, lycra com proteção UV, boné, óculos de sol e um bom par de chinelos serão bastante usados por lá. As bancadas de corais naquela área são menos afiadas que as de Bali, em alguns picos elas são até cobertas por uma vegetação que alivia o impacto em caso de contato, mas ainda assim é sempre bom ter botinhas de cano baixo para surf, afinal, precaução nunca é demais.

A melhor época para uma surf trip na região é de fevereiro a maio, quando os ventos entram com menos força no período da tarde e os crowds são menores. Nos demais meses o vento geralmente entra com mais força a partir das onze da manhã, o que não impossibilita o surf, apenas deixa a textura do mar um pouco mais mexida e irregular.

Abaixo listamos algumas das principais ondas da área para que possa conhecê-las melhor.

Lakey Pipe

lakey pipe surf trip indonesia

Cavalos selvagens na praia de Lakey Pipe.

Localizada mais ao sul da praia, esta onda quebra sobre um raso fundo de coral. De drop relativamente fácil, em poucos metros a onda atinge a parte rasa da bancada e forma tubos muito largos. Funciona na maré média e alta e termina em um canal profundo.

Lakey Peak

Lakey Peak surf indonesia surf trip

Fim de tarde em Lakey Peak.

A principal onda da região. Um dos picos mais fotogênicos do mundo. São direitas e esquerdas perfeitamente alinhadas, a onda vem em forma de triângulo e abre para os dois lados, sendo a esquerda melhor e mais longa, proporcionando belos tubos e boas sessões de manobras. A direita, apesar de mais curta é igualmente tubular, sendo a sessão final bastante rasa e perigosa na maré seca.

No Man’s

Opção alternativa para quem quer surfar sozinho, como o nome já diz. Fica do outro lado do canal da esquerda de Lakey Peak. Direita que quebra grande e fecha rápido.

Nungas

Mar de Nungas

Nungas.

Em dias clássicos pode ser comparada a uma mini G-land. Onda bastante divertida que segura ondulações grandes, quanto maiores as ondas, melhor elas ficam. Como a maioria das ondas da região, exige uma longa remada pra chegar no pico, mas com canal fundo, pode-se surfar a primeira onda com os cabelos ainda secos.

Periscopes

periscopes surf trip indonesia

Eu, surfando Periscopes.

Direita perfeita, estrela de muitos vídeos de surf nos últimos anos. Fica um pouco longe, 30 a 40 minutos a pé pela praia, ou se preferir, pague para um dos inúmeros locais te dar uma carona de moto até lá. A remada até o pico é curta e raramente tem correnteza. Requer grande ondulação com bastante influência de sul para ser ainda mais perfeita. Quanto mais cedo chegar, melhor.  Quando está nos melhores dias, pode ficar bastante crowdeada, mas vale a pena dada a qualidade das ondas. Cuidado com pertences deixados na areia.

Cobblestones

Outra onda distante, 45 minutos do centro de Lakeys, neste caso ao sul, direção oposta de Periscopes. Boas direitas manobráveis quebram de um lado do canal, enquanto do outro lado, esquerdas tubulares e rasas fazem a alegria dos mais atirados. Uma das ondas mais constantes, sempre tem alguma coisa quebrando.

Nangadoro

Sem dúvidas o pico mais constante. Uma esquerda e duas direitas bem divertidas garantem a diversão nos dias em que o Peak está flat. É preciso ir de moto para chegar até lá.

Além destas, existem outras ondas um pouco mais distantes que são pouquíssimo exploradas e requerem conhecimento local para serem alcançadas, mas são garantia de surf praticamente sozinho.

Viaje conosco

A Welcome Surf Trips é uma agência de viagens especializada em destinos de surf. Oferecemos consultoria completa sobre todos os detalhes da sua viagem, como seguros, logística de pranchas e equipamentos, documentações, além do apoio no aéreo, marítimo e terrestre. Fale conosco, nós ajudaremos a planejar sua surf trip.

A Welcome Surf Trips trabalha com vários pacotes para a Indonésia.  Conhecemos pessoalmente os principais destinos de surf do mundo. Visite nosso site e conheça algumas opções de pacotes.

Tenho interesse nessa viagem.
Coloque seu e-mail no campo abaixo e nós entraremos em contato.

Compartilhe:
Texto
Luís "Coruja"
Fotos
Arquivo pessoal e Internet.
Voltar ao topo
Mais histórias:
Simple Follow Buttons
Simple Share Buttons