Visite o site completo
Pacotes de viagem
Siga-nos:
publicado por Eduardo Fleck
14.06.2016
“A La Mexicana”, surf trip para o México
Uma vez por ano, a galera do Espaço Surf Curitiba procura realizar uma surf trip para algum local diferente, dessa vez foi no México.
“A La Mexicana”, surf trip para o México

Uma vez por ano, a galera do Espaço Surf Curitiba procura realizar uma surf trip para algum local diferente, onde os shapers e demais integrantes da casa, junto com alguns amigos, possam testar seus equipamentos e ficar alguns dias seguidos em contato direto com boas ondas, novas culturas e tudo mais que uma viagem costuma proporcionar. Isso mesmo, quem trabalha com surf, também precisa surfar nas férias.

salina cruz surf viagem surftrip

A galera do Espaço Surf Curitiba em Salina Cruz, no México.

O destino da vez foi o México, onde fomos em busca de água quente e dos point breaks perfeitos para a direita.

Depois de alguns meses de expectativa e preparação, chegamos a Huatulco, aeroporto de chegada para quem viaja a Salina Cruz, no estado de Oaxaca. Ali fomos recepcionados em grande estilo, onde os responsáveis pela nossa hospedagem nos esperavam com água e cerveja gelada, que caiu muito bem em uma terra onde a temperatura média é acima dos 30 graus. Já era tarde e como não haveria surf neste dia, seguimos sem pressa para a estrada, rumo ao nosso destino final.

salina cruz méxico surf

Mesmo com swell pequeno, dá para achar uma onda em Salina Cruz no México.

Depois de três horas de viagem, chegamos a cidade portuária de Salina Cruz e nos dirigimos ao surf camp onde ficaríamos hospedados pelos próximos 9 dias. O jantar foi servido, acompanhado de filmes de surf mostrando os principais picos da região quebrando em ótimas condições, foi o suficiente para fazer o pessoal ir para cama sonhando com a manhã seguinte, quando começaria a jornada em busca das ondas.

surf mexico

O Alexande “Mr. Onion”, achou alguns tubos para se esconder do sol mexicano.

O dia a dia de quem viaja para este destino é 100% voltado ao surf. Você acorda antes do sol nascer, toma o café da manhã enquanto a equipe local prepara o carro para a primeira saída do dia. Os guias locais que acompanham os grupos possuem a experiência necessária para buscar a melhor opção de surf do momento considerando o swell, maré e ventos previstos para o dia. Existem picos que estão localizados mais próximos a Salina Cruz e outros um pouco mais distantes. Depois do surf da manhã, retornamos a pousada para o almoço seguido de um breve descanso, para então voltarmos ao carro em busca de uma nova onda, e aproveitar até os últimos raios de sol, se as pernas e braços permitirem.

surf tubo salina cruz mexico viagem

Não faltaram “tubinhos” em Salina Cruz.

Esse processo é repetido dia após dia, retornando para ondas que já foram surfadas durante a viagem ou encontrando novas opções. Nos dias em que estivemos na região, encontramos boas condições de surf mesmo sem um swell mais forte marcando nas previsões. Mesmo em condições de 2 a 3 pés, os point breaks quebram com perfeição na maré e ventos certos, e na maioria das vezes com pouca gente na aguá.

salina cruz mexico surf

Em Salina Cruz o surf é em água quente.

Nessa região é de extrema importância a presença de um guia local especializado para acompanhar a viagem, além de oferecer a segurança necessária, ele será o responsável em te colocar nas melhores condições sempre que possível, dirigindo a locais de difícil acesso ou acesso privado, onde o conhecimento local é indispensável.

surf tube mexico

Essa imagem mostra o potencial das ondas da região. A galera do Espaço Surf Curitiba se divertiu do inicio ao fim.

Depois de dias inteiros de surf, ter uma pousada com estrutura e conforto para um bom descanso também é muito recomendado, um desafio no ping pong ou na sinuca, um pulo na piscina ou uma rede para esticar as pernas. O surf de ondas longas como nos point breaks mexicanos exigem muito do preparo físico do surfista, uma boa preparação pré viagem pode fazer a diferença em uma trip deste porte, onde além das longas ondas, o sol e as altas temperaturas desgastam bastante.

surf mexico

O shaper TBS soltando a tarrafa no México.

Outro assunto importante que devemos levar em conta quando buscamos surfar nos principais destinos de surf do mundo é o respeito dentro d’água com os demais surfistas. Devido as características das ondas com fundo de pedra ou coral, o principal ponto do drop costuma ser um espaço pequeno e disputado, então esperar sua vez e respeitar as ondas que estão sendo surfadas é de fundamental importância para manter a harmonia no outside. Com paciência e inteligência procure estar pronto para tirar o máximo de proveito da onda quando chegar a sua vez. Desta maneira conseguiremos, pouco a pouco, melhorar a imagem do surfista brasileiro mundo a fora.

puerto escondido big wave

Puerto Escondido é um espetáculo à parte.

No final da viagem, uma parte do grupo seguiu para Puerto Escondido, onde presenciamos uma ondulação grande entre 12 e 15 pés, com apenas alguns big riders na água. Para quem está na região com estas condições, pode encontrar um surf alternativo e menor em La Punta e outros points.

puerto escondido

Puerto Escondido com swell de 15 pés, fazendo o chão tremer.

México é um destino que tem muito a oferecer e merece ser visitado muitas vezes por aqueles que estão dispostos a buscar ondas de alto nível.

Esta viagem foi realizada pela Welcome Surf Trips em parceria com TBS Surfboards, TBS Boardshop, MAF Surfboards e ElementWater Fotografia, todas empresas pertencentes ao Espaço Surf Curitiba.

Abaixo, confira algumas fotos da viagem.

Tenho interesse nessa viagem.
Coloque seu e-mail no campo abaixo e nós entraremos em contato.

Compartilhe:
Voltar ao topo
Mais histórias:
Simple Follow Buttons
Simple Share Buttons