Visite o site completo
Pacotes de viagem
Siga-nos:
publicado por Amanda Ribas
15.01.2019
Surf Trip Portugal | por Amanda Ribas
Relatos das aventuras de Amanda Ribas nas ondas de Portugal. No texto ela descreve o que encontrou na sua viagem e também dá algumas dicas para aproveitar ao máximo o destino.
Surf Trip Portugal | por Amanda Ribas

Sempre quis conhecer Portugal! Era um destino que já estava na minha lista muito antes de entrar na moda. Onde mais você pode surfar ondas perfeitas e ainda visitar cidades lindas, muita comida boa e tudo em português?!

Chegar em Portugal é diferente de chegar em qualquer outro lugar do mundo, é como se sentir em casa, mas com vinhos mais baratos e ondas mais geladas. Uma surf trip por lá só precisa de 2 coisas: um carro, pra ir de um pico ao outro e um bom long john, de preferência 4.3mm!

Eu embarquei nessa aventura sozinha e foi incrível! Para ter uma ideia de como amei Portugal, era pra eu ficar 10 dias e fiquei 1 mês e meio!! Isso mesmo, realizei o sonho de abandonar a passagem de volta e viver tudo aquilo que a trip estava guardando pra mim. Foram dias de pura liberdade, surfando ondas sem ninguém, conhecendo pessoas incríveis que me fizeram ver como é possível viver de uma forma mais leve, sem tantas amarras, e correndo atrás dos seus sonhos!

Percorri mais de 1.000km parando pelo caminho, onde tivesse vontade, deixando minha intuição me levar. E ela me levou para cada lugar lindo, me proporcionou encontros únicos, daquelas coisas que você nunca imagina que podem acontecer. Acho que esse é o segredo de uma boa viagem, esquecer um pouco o roteiro e se deixar levar.

Portugal entrou de vez para o mapa do turismo e do surf mundial. Eleita pela segunda vez melhor destino do mundo para surfar, o destino é um paraíso único para quem deseja combinar boas ondas com uma cultura rica, cheia de histórias que ligam o homem ao mar, desde os tempos das navegações.

Se você ainda não considerou dar uma passadinha por terras lusitanas, deve rever seus conceitos. Onde mais você vai encontrar uma costa de 800km repleta de picos de surf e ondas perfeitas ainda pouco explorados? A crowd é mínima (comparado com outros destinos) e um show de surf te esperam de norte a sul do país com pores do sol de cinema!

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

O roteiro da trip

Eu comecei minha trip por Lisboa: capital efervescente que renasce em meio a muita criatividade, sem deixar de lado as tradições. Lá você encontra ondas pertinho da cidade, num contraste de pranchas de surf e bondinhos antigos. Foi engraçado andar pelas ruelas do bairro Alfama, um dos mais tradicionais da cidade, com uma prancha embaixo do braço!

Compre alguns pastéis de nata pelo caminho e siga para Cascais. No mesmo dia você consegue surfar vários picos como Carcavelos, que é super constante, uma praia linda e mais acessível. Também a Praia do Guincho, mais isolada e que sempre recebe boas ondulações, principalmente no inverno. Fiquei por ali alguns dias curtindo essa atmosfera da cidade de Lisboa, que tem uma energia única, ótimos restaurantes, uma noite agitada, e aquela luz boa!

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

E sim, o mar é muito gelado! Eu nunca tinha entrado no mar com menos de 10° graus do lado de fora e 15° dentro da água. Foi uma superação e me fez ver o quanto o surf proporciona momentos únicos. Nessas horas, não dá pra pensar muito, veste o John e se joga porque no fim o pé vai estar congelado, mas vai ter valido a pena!!

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

Saindo de Lisboa você tem duas opções: descer para o sul sentido as ondas verdinhas do Algarve ou seguir pro norte, rumo a ondas famosas de Ericeira e Peniche e as gigantes da Nazaré. Eu fui sentindo norte porque queria muito pegar a ondulação que estava chegando na Nazaré. E pelo caminho encontrei lugares lindos como Sintra e Óbidos, cidades que merecem uma parada para conhecer seus castelos medievais e casinha brancas.

Seguindo viagem rumo ao norte, fiz uma parada em Peniche, que está repleta de ondas para todos os tipos de surfistas! Por conta da fama, Supertubos pode ter mais crowd que os outros picos, mas dependendo do dia você consegue surfar com 4 pessoas na água como foi meu caso. A cidade é mais tranquila e pacata, agito mesmo é no verão e em Outubro quando a etapa do WSL torna essa região a meca do surf mundial. Ah! Para quem está de motorhome, têm vários pontos de parada! A Praia de Baleal é imperdível e sempre rola umas ondinhas!

 

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

Depois de Peniche fui até a cidade do Porto, não surfei por lá mas tive 2 dias super gostosos com muita comida e passeios na beira do rio D’ouro. De lá, parti para Nazaré onde o swell estava prometendo ondas gigantes! Há 10 anos atrás, Nazaré era só uma vila pacata que vivia da pesca e do turismo no verão, depois que Garret Macnamara a colocou no mapa do surf de ondas gigantes passou a receber os melhores big riders do mundo e multidões para acompanhar de perto essas ondas.

Todos os anos a Praia do Norte recebe ondulações monstruosas de até 100 pés. A temporada começa em Outubro e vai até Fevereiro, nesse período a cidade fica movimentada com atletas focados em treinar para surfar a “Big mamma” de Tow in ou até mesmo na remada! Esses super heróis se superam a cada dia e conquistam recordes mundiais a cada temporada. Vale muito a pena passar por lá nessa época e ver de perto esse espetáculo da natureza!

Big Waves em Nazaré

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

WSL em Nazaré

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

Por sorte ou destino eu acabei ficando por lá nos dias certos e pude acompanhar a etapa da WSL de pertinho!! Ah também entrei no mar de Nazaré para uma aulinha de tow in! Não desci nenhuma onda, até porque estava gigante, mas realizei o sonho de entrar naquele mar, a energia lá de dentro é inexplicável! E foi demais porque só estando lá dentro para entender a força daquela onda!

Passeio de town in em Nazaré

 clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

Depois de alguns dias em Nazaré segui viagem para o sul, para conhecer a Califórnia da Europa! A região de Ericeira é uma reserva mundial do surf, com ondas com fundo de areia e pedra, onde você vai encontrar direitas de sonho como Coxos, Caves, uma das ondas mais pesadas e tubulares de Portugal e a famosa Ribeira d´Ilhas, palco de vários campeonatos mundiais e constante o ano todo. Se é lifestyle do surf que você está procurando em Ericeira
você vai encontrar! E não vai dar vontade de ir embora!

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

Pra fechar com chave de ouro, desci até a região do Alentejo e Algarve. Lotada no verão europeu; no Outono e inverno fica mais quieta, mas rolam altas ondas cristalinas! Na região do Alentejo você pode surfar ondas perfeitas sem ninguém. Vá até Sagres, você vai encontrar um estilo de vida mais alternativo, mais soul surf sabe? E por favor, vá até as praias famosas da região como a Praia da Marinha, é de tirar o fôlego de tão linda!

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

clientes em ação Amanda Ribas em Portugal

Conclusão da trip

Portugal encanta a cada parada! Ondas perfeitas e estilo de vida mais slow fazem esse lugar ser tão especial e tenho certeza que você não vai ter vontade de ir embora, assim como eu! Ah se posso deixar um conselho: meninas que estão por aqui, viagem sozinhas! Não tenham medo de se jogar porque esse mundão tem muita coisa linda pra nos oferecer!

Texto e fotos, por @AmandaRibas.

Viaje conosco

A Welcome Surf Trips é uma agência de viagens especializada em destinos de surf. Oferecemos consultoria completa sobre todos os detalhes da sua viagem, como seguros, logística de pranchas e equipamentos, documentações, além do apoio no aéreo, marítimo e terrestre. Fale conosco, nós ajudaremos a planejar sua surf trip.

Tenho interesse nessa viagem.
Coloque seu e-mail no campo abaixo e nós entraremos em contato.

Compartilhe:
Voltar ao topo
Mais histórias:
Simple Follow Buttons
Simple Share Buttons