Visite o site completo
Pacotes de viagem
Siga-nos:
publicado por Leticia
16.09.2015
Compartilhe
Vacina Febre Amarela: tudo o que você precisa saber antes de viajar
Muitos destinos de surf exigem vacinação contra a Febre Amarela para que o passageiro tenha a entrada autorizada. Preparamos um post para responder as principais questões relacionadas a vacinação.

Vacina Febre Amarela: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Diferentes destinos de surf exigem vacinação contra a Febre Amarela para que a entrada do passageiro seja autorizada. Por ser um detalhe de extrema importância para a viagem, pode acabar gerando muitas dúvidas. Pensando nisso, criamos esse post para responder as principais questões relacionadas a vacinação.

A vacinação contra a Febre Amarela é obrigatória para entrar em quais países?

Entre os países que exigem a vacinação da febre amarela estão Austrália, Costa Rica, El Salvador, Equador, Fiji, Indonésia, Maldivas e Nicarágua. É possível conferir a lista completa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) baixando-a aqui.

Como faço para ser vacinado contra a Febre Amarela?

A vacina é gratuita e pode ser tomada em qualquer posto de vacinação municipal ou estadual. Não é necessário agendar horário, mas é preciso levar um documento de identificação com foto. Após ser vacinado, você receberá uma carteirinha com a comprovação, a qual deve ser guardada. Importante: Essa carteirinha ainda não é o suficiente para embarcar em uma viagem internacional.

Qual é a documentação necessária para embarcar em uma viagem internacional?

Para viajar para fora, é necessário apresentar a Carteirinha Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), emitida gratuitamente pela Anvisa. Você deve procurar o escritório mais próximo da Anvisa, o qual você pode encontrar aqui.

Lá você precisará do certificado de vacinação nacional recebido no posto de saúde e do mesmo documento de identificação. O número do documento aparecerá na carteirinha internacional (prefira usar a carteira de identidade). O CIVP fica pronto na mesma hora e deve ser anexado ao passaporte.

Em que momento deverei apresentar a CIVP?

A Carteirinha Internacional é solicitada logo no momento do check-in, ainda no Brasil. Há situações em que o passageiro deve apresentar no momento da imigração, ao chegar no país de destino. É raro, mas pode acontecer, portanto tenha o documento em mãos.

Quais são as regras da vacinação antes da viagem?

É necessário tomar a vacina com uma distância mínima de 10 dias antes da viagem. Caso contrário o embarque não será possível e você será barrado ainda no Brasil. Organize-se com antecedência.

Qual é a validade da vacinação?

A vacina tem validade de 10 anos, portanto tenha cuidado com o armazenamento do CIVP.

O que acontece se eu perder o meu CIVP?

Caso você perca a carteirinha internacional, é possível solicitar uma segunda via em qualquer escritório da Anvisa.

A vacina da Febre Amarela possui alguma contra-indicação?

Sim. Essa vacina é contra-indicada para gestantes; crianças menores de 6 meses; pessoas com AIDS; portadores de leucemia, linfomas e tumores malignos; pacientes que façam uso frequente de corticoides, alquilantes, antimetabólitos e radiação ou pessoas com alergia a ovo de galinha e outros componentes da vacina. Para confirmar o seu quadro específico, sugerimos a consulta com um médico com tempo hábil antes da viagem.

Não posso tomar a vacina da Febre amarela, o que devo fazer?

Nos casos em que não é possível tomar a vacina, é necessário apresentar um laudo médico carimbado e assinado no lugar da carteirinha. O laudo deve ser feito dentro de um padrão, seja por seu médico particular ou em um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante. Todos esses detalhes podem ser encontrados no site da Anvisa.

Tudo em mãos, é hora de viajar! Lembre-se de conferir toda a sua documentação com antecedência e de separá-la junto com a sua bagagem no momento de ir para o aeroporto. Sempre reforçamos essas informações aos nossos passageiros, mas já aconteceram casos específicos de esquecimento da documentação em casa ou de passaportes vencidos no momento do embarque. Organize-se sempre com antecedência!

 

Tenho interesse nessa viagem.
Coloque seu e-mail no campo abaixo e nós entraremos em contato.

Compartilhe:
Voltar ao topo
Mais histórias:
Simple Follow Buttons
Simple Share Buttons